Madden NFL
Madden NFL é uma série de jogos eletrônicos de futebol americano desenvolvida pela Electronic Arts para a EA Sports. Seu nome é uma referência ao antigo jogador e técnico vencedor do Super Bowl, John Madden. Após sua aposentadoria como técnico, Madden vinha trabalhando como comentarista dos jogos de futebol americano, tendo passado pelas quatro maiores redes americanas, a ABC, CBS, FOX e até o fim de sua carreira, em abril de 2009, pela NBC.
A versão 2007 do jogo para a plataforma PlayStation 2 tornou-se o jogo eletrônico mais vendido dos Estados Unidos em 2006, vendendo mais de 1,8 milhões de cópias.
A Terrivel Maldição Madden
Desde que o jogo começou a ter jogadores na capa (nas primeiras edições o próprio John Madden posava para elas) todos esse jogadores ou tiveram uma péssima temporada, sem produzir nada, ou se machucaram por toda ou parte dela.
A Evolução de Madden NFL
A primeira versão do jogo foi publicada em 1989 para a série de computadores Apple II, e fora nomeada John Madden Football. O time de desenvolvimento originalmente tinha a intenção de que no jogo houvesse times com seis ou sete jogadores, mas Madden insistiu que houvesse um realismo, com onze jogadores por equipe.
O jogo melhorou e cresceu ao longo dos anos, adicionando vários novos conteúdos. Entre eles a transmissão por comentadores reais, fazendo com que os jogadores jogassem o game como se este estivesse sendo transmitido pela TV. Tais comentários eram realizados pelo próprio John Madden e seu companheiro de cabine. Inicialmente, Pat Summerall fora o narrador que dividia a cabine de transmissão com Madden, em seus dias de CBS e FOX, entre o início dos anos 1980 e o início dos anos 2000, até que Summerall se aposentou; Após isso o papel foi preenchido por Al Michaels, seu parceiro no Monday Night Football e depois no Sunday Night Football, pela ABC e NBC, respectivamente.